quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

E salve a BURROCRACIA a terra do chucrutes

E salve a BURROGRACIA na terra do chucrutes


Quando imigramos para um país, principalmente europeu, chegamos cheio de sonhos e imaginando um futuro promissor .
Muitas vezes trazendo na mala, um diploma que conquistamos em nosso país de origem com muito esforco e perceveranca.
Mais nem imaginamos oque nos espera, a terrivel e assombrosa BURROCRACIA, e talvez pela experiencia vivida a Alemanha é a pior dela ou sera que existe piores?
Sao tantos papeis para provar que nós somos nós mesmos que no final (se é que tem um final) eles fazem nos acreditar que nao sabemos mais se somos nos mesmo e pior se o que estudamos no nosso pais é algo real ou pura imaginacao de latinos.
Minha saga comecou aqui logo que cheguei, bem diria que logo depois da lua de mel tanto com meu marido quanto com o país. Chega uma hora que precisamos nos integrar ao mundo da realidade.
Bem preparem-se pois a viagem é longa, cansativa e muitas vezes sem final feliz.
Sou formada em Terapia Ocupacional pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas – Brasil (vulgo PUCC), para comecar aqui(somente na Alemanha) os cursos de (Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia) nao sao cursos academicos e sim técnicos , eles chamam aqui de “ausbildung”odeio esta palavra, já ouvi mais de 5000 vezes.
Entao sabe aquele diploma que voce demorou séculos para conseguir e que sua familia achou o máximo que voce seria uma Terapeuta Ocupacional (embora sem saber bem oque faz) uma Fisioterapeuta renomada ou uma Fonoaudiologa e tanto, pois é aqui esquece …
Bem nao vamos perder o foco, depois de provar que voce é voce e que voce estudou qualquer coisa no Brasil ou na aércia do sul , chega a hora de juntar papeis (ohne ende) sem fim para partir para o departamento que irá analisar o seu caso ou melhor o seu diploma ( e daí só espere chumbo grosso).
Primeiro o cara ou a nega te recebe com a maior cara de despreso (tipo se perguntando) oque voce quer aqui filha(o).?
Para cada profissao sao departamentos diferentes no meu caso foi para Dülsserdorf que sao as areas ligadas a Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia).
Vale resaltar que algumas profissoes é melhor nem tentar reconhecer o titulo pois a chance de conseguir algo é NULA (ZERO) ou NENHUMA nao sei se fui clara, como por exemplo DIREITO, trabalhar esqueca no máximo um mestrado, (bem ainda assim esta melhor que nos da area de sáude que nem isto podemos fazer)
Bem depois que eles fazem á analise curricular vem a BOMBA, nunca ou pelo menos quase nunca a carga horária bate e voce sempre fica com a maior cara de TONTA (o), e o cara do Gesundheitsamt (secretaria de saude) com a maior cara de sarcastico e um sorriso imundo no canto da boca pensando… nao falei que o nosso país a educacao é melhor doque no seu (e nao é que as vezes ele tem razao).
Bem mais nao podemos desanimar, deixando a mágoa e raiva de lado, e com toda a humildade que nos é peculiar, pergunto oque devo fazer mediante aos fatos( porque eu fui abrir minha boca).
Bem (pausa) ou voce faz uma prova ou faz umas provas , depois de pagar muitos euros tirar copias sem fim e ver que minha carga horária e bem menor doque o esperado eu tenho que fazer provas????
A questao é que pra isto teria ou melhor tenho que me preparer pois estudei anatomia a 12 anos atras, nao me lembro nem onde fica o osso radio (sera que este osso ainda existe????), fora a prova de alemao, fora que no dia da prova sao 3 pessoas te avaliando , for a o estresse e for a o preco do curso para me preparar.
Bem a minha história esta na metade diria eu que mais da metade, preciso me decidir que rumo tomar, meus papeis ainda estao no gesundheitsamt, nao recebi a resposta final, mais já estou me articulando para novos horizontes. E como bom latino e bom brasileiro perdi a batalha mais nao perdi a Guerra, estou procurando um caminho paralelo e sei que ele existe…
Por enquanto me matriculei em um curso de especializacao em psicomotricidade (que aqui a carga horária é de 200 horas, mais no Brasil 360 horas) ponto pra nós , e estou criando minha página na internet para fazer um trabalho de Acompanhamento terapeutico (Therapie begleiter), ainda esta cru mais o projeto bem montado na minha cabeca e se isto der certo …ponto pra mim
Conselhos para quem quer se aventurar na terra do chucrute ???!!!!
1°) Tenha muitaaaaa paciencia, nao venha se sentindo o todo poderoso(a) pois aqui eles te colocam na realidade em tempo recorde
2°) Seja flexivel
3°) Tenha determinacao, nao deu certo hoje tambem nao vai dar amanha mais quem sabe depois de 365 dias algo aconteca
4°) O Mais importante, nao deixe que eles te desvalorizem acredite em voce sempre…oque pra mim nao deu certo nao significa que nao vai dar para voce (mais é quase certo que a história tende a se repetir )
Bem agora é aguardar o veredito final e continuar os planos futuros .


Sorte para mim e claro para os que querem se aventurar por terras Alemas.



Bis bald

Janair Linden /Bonn

http://www.blogger.com/home

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Burrocracia

Nossa...esta Alemanha é mesmo de matar...aqui a gente profissionalmente dá um passo para frente e cinco para traz..
Preciso definitivamente me (re)encontrar profissionalmente porque se nao...tenho amigas médicas, arquitetas, advogadas e tudo mais...todas da América do Sul (Colombia, Argentina,Peru etc) e nenhuma pode trabalhar nesta M.....de pais.
É incrivel a "burrocracia" que tem aqui chega a doer.
Hoje esta espcialmente sendo um dia daqueles.
Desculpem o desabafo ...preciso voltar a procurar...procurar e procurar na Internet quem sabe eu ainda acho...
E antes de pensar em imigrar pras europas da vida ...se informem(ou melhor antes de se casarem perguntem a nacionalidade para saber se poderao trabalhar no pais)

PS - preciso achar um programa de acentuacao pois estou matando a lingua portugues com este teclado em alemao.